Temporada 02

Como identificar conflitos de interesse na ciência?

24/02/22

Jornalismo de ciência

vinheta (1)_edited.jpg
vinheta (1)_edited.jpg
Imagem desfocada

Mariana Lenharo

Jornalista de Ciência

 RESUMO 

O conflito de interesse se dá quando os interesses de um indivíduo comprometem sua capacidade de realizar seu trabalho de forma íntegra. Na ciência, isso se manifesta geralmente quando um estudo é financiado por uma empresa ou uma organização que tem interesses financeiros no resultado daquele estudo. Neste episódio do Jornalismo Científico em 5 Minutos, a jornalista Mariana Lenharo dá dicas de como o jornalista de ciência pode identificar e cobrir esse tipo de situação.

Baixe o vídeo

Assista no YouTube

Cientistas que recebem o dinheiro de uma indústria podem estar comprometendo sua capacidade de pesquisar sobre aquele assunto de forma neutra. Esse pesquisador pode estar, direta ou indiretamente, conduzindo seu estudo de forma a beneficiar a organização que o financiou e isso configura um conflito de interesses.


Isso ocorre, por exemplo, quando uma empresa que produz chocolate financia um estudo sobre os benefícios do chocolate para a saúde ou a indústria do cigarro financia um estudo que questiona os malefícios do fumo.


Quando um jornalista produz uma reportagem sobre um estudo, ele deve ficar atento a quem financiou aquela pesquisa. Muitas revistas científicas exigem que os autores declarem nos artigos quais são os seus conflitos de interesse. Outra seção importante nos artigos é a de financiamento, onde os autores declaram quem pagou pelo estudo.


Neste episódio do Jornalismo Científico em 5 Minutos, a jornalista Mariana Lenharo dá dicas de como identificar possíveis conflitos de interesse mesmo em situações onde a origem do financiamento não é clara.


Recomendações de leitura


Neste livro, a autora Marion Nestle descreve como a indústria alimentícia manipula a ciência relacionada a nutrição, saúde e bem estar por meio de financiamento de pesquisas


  • The Open Notebook: Não fique em conflito: o que fazer quando sua fonte tem um conflito de interesse (artigo em inglês)


  • Bocado: Os Fabricantes da Dúvida - especial sobre conflitos de interesse na ciência

  • KSJ-MIT: Manual de Edição em Jornalismo Científico (edição brasileira)

debate

Quando o conflito de interesses atinge o jornalismo


Depois de assistir a este episódio, você já deve ter uma ideia clara de como identificar conflitos de interesse na ciência e o que fazer quando se deparar com essas situações.


Mas potenciais conflitos de interesse não afetam apenas cientistas que aceitam dinheiro de indústrias para financiar seus estudos. O próprio jornalista pode protagonizar uma situação de conflito de interesse. Esse assunto foi discutido em detalhes em um artigo do The Open Notebook, uma publicação dos Estados Unidos focada na prática do jornalismo de ciência, saúde e meio ambiente.


Quando um jornalista freelancer, por exemplo, atua como assessor de imprensa ou produtor de conteúdo para instituição e, ao mesmo tempo, produz reportagens sobre assuntos relacionados para a imprensa tradicional, ele pode cair em uma situação de conflito de interesse.


Uma das maneiras de fugir desses conflitos é evitar produzir conteúdo jornalístico sobre assuntos relacionados às empresas para quem esse jornalista presta serviços. Apesar de não existirem diretrizes claras sobre conflitos de interesse no jornalismo, uma das principais ferramentas para combatê-los é a transparência.